Mobiliar a sua casa ou o apartamento é sempre uma grande questão, especialmente para quem tem bom gosto e preza por deixar o ambiente com a sua cara.
Cada vez mais procurados, os móveis planejados são soluções inteligentes que podem se adaptar melhor aos espaços, às necessidades e ao estilo de quem está decorando.
Escolher móveis planejados tem inúmeras as vantagens, mas também algumas desvantagens. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre elas para ajudar na sua decisão.
Vantagens
Os móveis planejados, como o próprio nome diz, são pensados exclusivamente para aquele ambiente e, por isso, influenciam de forma decisiva na aparência e em como cada espaço da casa vai funcionar.
Visualização prévia do ambiente
Antes de instalar os móveis planejados em um local, é preciso fazer um projeto que vai mostrar como aquele item vai estar disposto no ambiente. Na Casa e Cozinha Planejados, um de nossos designers fará seu projeto em 3D junto como você, usando os acabamentos e acessórios selecionados.
Esse desenho permite que o cliente veja antes como vai ficar a decoração daquele cômodo. Assim, é possível mudar de ideia e fazer ajustes antes da montagem, evitando futuros transtornos e garantindo um resultado final do jeito que você quer.
Melhor aproveitamento dos espaços
Esse é um dos principais motivos pelos quais as pessoas buscam essa solução e elas estão certas. A verdade é que, com móveis pensados e desenvolvidos especificamente para aquele ambiente, é mesmo possível fazer o melhor com aquele espaço.
Com um projeto adequado, cada cantinho pode ser aproveitado e com uma decoração de extremo bom gosto. Os móveis planejados podem se encaixar milimetricamente nos espaços e, assim, todos os cômodos podem ser aproveitados ao máximo.
Isso vale especialmente para espaços pequenos, que precisam ser otimizados, mas também para dar mais conforto e mais funcionalidade aos espaços maiores.
Há opções de mesas, armários e bancadas, no estilo caixa que, além de bonitos, fazem com que cada espaço de sua casa seja mais funcional e aproveitado da melhor forma.
Ambientes mais harmônicos
Na hora de planejar os móveis, geralmente se leva em consideração todas as características do ambiente onde eles serão instalados, como iluminação, cores, revestimentos e demais detalhes. Por conta disso, o resultado final é um ambiente mais harmônico, como se tudo naquele local conversasse entre si.
Opções para todos os espaços da casa
Quando falamos de móveis planejados, muita gente já pensa na cozinha ou, no máximo, na sala, mas hoje, existem soluções para a casa toda. Quartos, banheiros, áreas de serviço, há opções para todas as partes do imóvel.
Além disso, decorar toda a casa com móveis planejados pode ser uma excelente opção para manter um só estilo, de acordo com o seu gosto, e, mesmo assim, dar personalidade a cada cômodo da sua casa.
Se você estiver construindo, pode começar a pensar nos móveis junto com o arquiteto que está planejando os espaços, fazendo o resultado final ficar exatamente como nos seus sonhos.
Personalização
Os móveis planejados costumam ter aparência sofisticada, mas isso não quer dizer que todos se pareçam entre si. Uma das palavras que mais combina com esse tipo de solução é personalização.
Você vai poder escolher o estilo, as cores e os acabamentos que, aliás, costumam ter bastante qualidade e ser outra vantagem dessa escolha. Por não serem produzidos em série, os móveis planejados também costumam ter detalhes específicos em cada composição, com um corte que garanta o encaixe perfeito naquele local, por exemplo.
Além disso, na maioria das opções, o cliente pode escolher os tipos de dobradiças, de puxadores e de corrediças, deixando os móveis ainda mais do jeito que ele sempre quis.
Estilo
Independente do estilo, os móveis planejados podem se mesclar à arquitetura e à iluminação da casa, dando um ar único ao quarto e ao closet, por exemplo, resultando em um ambiente bastante harmônico. As portas de vidro são outra opção que, além de elegantes, compõe o ambiente com suavidade.
Há opções de móveis planejados no estilo colonial, por exemplo, que misturam o moderno e o tradicional, dando charme e praticidade a qualquer ambiente. Outro exemplo de demoração com estilo é escolher móveis para o escritório com tons neutros e adaptados à conectividade, com entradas USB.
São muitas opções de cores, acabamentos e materiais e, com certeza, dá para deixar qualquer parte da sua casa com muito estilo utilizando móveis planejados.
Versatilidade
Os móveis planejados costumam também ser versáteis e adaptáveis aos seus gostos e suas necessidades. Se você acha que no lugar de uma gaveta pode ser melhor uma porta de correr, quase sempre dá para fazer isso.
Além disso, é possível pensar em móveis que sejam retráteis ou embutidos, se você achar que essas são opções mais adequadas para seu espaço.
Organização
Com os móveis nos lugares certos, o espaço fica automaticamente com mais cara de ordem. Mas, além disso, se tudo tem uma funcionalidade, fica mesmo mais fácil limpar e manter a sua casa organizada.
Essa vantagem é ainda maior se estamos falando de uma casa com crianças, já que dá para pensar em móveis adaptados para estimular os pequenos a guardar os brinquedos, por exemplo.
Alta qualidade
Como móveis planejados costumam ser investimentos em longo prazo, as empresas que trabalham com essa solução costumam prezar pela qualidade da matéria-prima, o que os faz serem muito mais resistentes e duráveis que os móveis prontos. Como se não bastasse, os móveis planejados costumam ter mais tempo de garantia e assistência técnica especializada.
Algumas desvantagens
Mesmo com tantos pontos positivos, é preciso pensar bem antes de investir em móveis planejados. Dependendo do que você quer, algumas características podem não agradar.
Maior custo
Justamente por necessitarem de um projeto específico, terem mais qualidade e um projeto único, esses móveis costuma custar mais caro que os comprados prontos. Além disso, você vai precisar pagar pelo serviço do profissional que vai te ajudar a pensar nas soluções adequadas para o seu espaço.
Esse investimento costuma valer a pena quando pensamos em custo-benefício, mas é preciso avaliar se essa é uma opção que cabe no seu orçamento.
Pouca mobilidade
Os móveis são pensados especificamente para aqueles espaços, o que torna mais difícil fazer com que eles se adaptem a outros. Muitos são presos aos locais, o que impossibilita que eles sejam trocados de lugar dentro da casa.
Se você é daqueles que sempre quer mudar a decoração da casa ou que se muda com alguma frequência, essa pode não ser a melhor opção.
Maior tempo de produção
Esse tipo de solução exige um planejamento e tem um tempo de produção, entrega e montagem. Esse tempo vai depender da empresa e dos móveis escolhidos e nem sempre é longo, mas, mesmo assim, é maior do que simplesmente comprar um móvel pronto e já levar para casa.